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Glossário de Inbound Marketing

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No Marketing é muito comum termos definições e acrônimo que, quem está fora do mercado, não consegue entender. Se você tem uma agência cuidando do seu marketing ou tem uma conversa com o departamento de marketing já deve ter ouvido alguns termos que não fazia ideia, e isso parece só crescer.

Pensando em você que quer ficar por dentro dos termos mais utilizados, criamos uma série de glossário, começando com um glossário de Inbound Marketing com os termos mais utilizados no dia a dia dos profissionais da área! Confira:

Inbound Marketing

É o mecanismo de entrada do marketing digital, que tem por objetivo fazer ou atrair o cliente até chegar à empresa ou ao produto desejado, e não ao contrário. As formas mais conhecidas são marketing de conteúdo para sites, blogs e mídias sociais.

Automação de Marketing

Ações de marketing realizadas de maneira semi ou totalmente automática através de ferramentas específicas. É utilizada para facilitar o trabalho e aumentar os resultados. Um bom exemplo dessa automação é a nutrição feita através de e-mails.

Lead

Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.

CRM

Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes

Brainstorm

Técnica para buscar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias coletivamente.

TOFU

Sigla para Topo de Funil, estágio inicial de um lead no processo de venda, ainda longa do momento de compra.

MOFU

Sigla para Meio de Funil, estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais dessa fase tem como objetivo fortalecer o relacionamento.

BOFU

Sigla para Fundo de Funil, estágio final do processo de vendas, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente.

CTA

Chamada para ação, em Português. utilizada para induzir ou sugerir que consumidores realizem algum tipo de ação em sua páginas, como clicar em botões.

Conversão

É quando a CTA sugerida dá resultado, levando o usuário à “conversão” desejada, como uma compra, curtida, visualização, download, assinatura de newsletter, preenchimento de um formulário, entre outras possibilidades.

CMS

Sistema para gerenciamento de conteúdo (Content Management System, em inglês). É uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção de conteúdos – o WordPress é um ótimo exemplo de CMS.

Co-branding

Associação entre duas marcas que busca agregar valor para entrar em mercados onde, sozinhas, elas teriam pouca ou nenhuma credibilidade.

Core Business

É o coração de um negócio, sua essência, o núcleo de atuação de uma empresa.

E-book

São livros ou manuais eletrônicos, que podem ser baixados e lidos diretamente em qualquer dispositivo digital. São ferramentas mais completas e abrangentes, tais quais seus similares físicos.

Guest Post

Conteúdo escrito por algum convidado (blogueiro, empresa, especialista) e publicado em seu blog.

Keyword ou Palavra-Chave

Palavra-chave utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias como SEO se utilizam bastante das keywords para melhorar o ranqueamento nos resultados de motores de busca.

Landing Page

São as páginas de aterrissagem para onde os internautas acabam direcionados após clicarem em uma determinada ação de marketing com o propósito de realizar uma conversão, como uma compra ou uma curtida em sua página no Facebook.

Long Tail Keyword

São expressões ou palavras chaves de cauda longa, ou seja, com um maior número de termos específicos para se encontrar um determinado produto. Essa alternativa ganhou popularidade recentemente, pois deixa as buscas mais concentradas e abrangentes, ideais para aqueles que ainda possuem pouca notoriedade no mercado digital, como pequenas e médias empresas.

Outbound Marketing

Contraponto ao Inbound Marketing. Além de práticas de marketing tradicional como comerciais de TV, outdoors e rádio, o outbound também faz parte de estratégias de marketing digital como os cold emails e links patrocinados.

Pagamento Social

Oferecer alguma oferta especial (desconto, cupons, etc.) a usuários que fizerem uma postagem em rede social para ajudar a promover uma marca ou conteúdo.

Squeeze page

Estilo de landing page especializado na captação de emails.

Social Proof

Transmitir através da aprovação e da opinião de outras pessoas certa credibilidade.

Whitepaper

Um Whitepaper (algo como “livro em branco”, em português) é um documento que ataca um problema de maneira concisa, servindo como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio.

Webinar

Conteúdo em vídeo disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga. Consiste geralmente na gravação de uma palestra, uma aula ou uma série em que perguntas são respondidas em tempo real. O termo é resultado da junção de Seminário e Web.

 

O que achou desses termos? Já conhecia? Faltou algum? Deixe nos comentários.

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