Entenda a relação do inbound marketing com o novo consumidor

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Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que visa atrair voluntariamente potenciais clientes. O conceito surgiu nos Estados Unidos e se popularizou em 2009. De lá para cá, cada vez mais empresas estão aderindo a essa metodologia, isto porque ela foi uma verdadeira revolução e promete permear a vida dos profissionais de marketing e dos consumidores por muitos e muitos anos.

Entendendo a relação com o novo consumidor

Na vontade de vender muitas empresas cometem um erro comum, elas apresentam a venda precipitadamente, sem levar em consideração o momento de compra do cliente. Você sabia que uma parcela de apenas 3% das pessoas está realmente disposta a comprar agora? Sendo assim, porque investir somente na velha mídia interruptiva e nas mensagens indesejadas?

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A forma como nos relacionamos e vendemos mudou em muito. Com o advento das mídias sociais os consumidores selecionam o que querem ler, ouvir curtir e compartilhar. Agora eles têm o poder de decidir o que e quando querem comprar, por isso os anúncios em vídeo no youtube são tão impopulares. Apesar de gritarem pela sua atenção não são de seu interesse. Resultado? Frustração e raiva.

Com isso tem-se a necessidade em adotar uma nova forma de interagir com o mercado e gerar leads. Que tal uma abordagem menos intrusiva e mais progressiva? Que tal parar de empurrar seu produto e serviço e passar a educar o consumidor criando valor e fazendo-o progredir na jornada de compra? A palavra de ordem para essa nova realidade é interesse.

Desperte interesse e você terá meio caminho andado.

O que quero dizer é: se o seu consumidor tem o poder de jogar seus esforços no lixo com um simples zapear no controle remoto ou uma virada de página na revista, porque não conquistá-lo ou reconquistá-lo, por assim dizer, com algo que ele realmente deseja absorver? Como? Conteúdo publicado e segmentado. Esse é o segredo do Inbound Marketing.

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O que o conteúdo tem de tão especial?

O conteúdo é um ativo próprio e sem data de validade, ou seja, ele continuará disponível para quem quiser encontrar, e o mais importante, ele atinge quem está realmente interessado, o que aumenta suas chances de sucesso.  Ele também é passível de rápida atualização ou ajustes. E tem mais, é o conteúdo que gera repostas para o Google, fazendo com que sua empresa seja facilmente encontrada, e é o conteúdo que as pessoas procuram e passam adiante, atingindo outras milhares de pessoas em um intervalo de tempo relativamente curto.

Ainda tem dúvidas de que esta metodologia pode garantir o sucesso de sua marca e ganhar a empatia de seus consumidores? Então confira abaixo uma comparação entre o velho marketing (outbound) e o novo marketing (inbound)

Outbound

  • A empresa procura o cliente ativamente
  • A comunicação se dá de forma unilateral
  • A oferta de conteúdo foca na venda dos produtos
  • Tem-se um maior custo médio para aquisição de clientes
  • Pratica-se o marketing de interrupção
  • Venda por insistência

Inbound

  • O cliente vem até a empresa voluntariamente
  • A comunicação se dá de forma bilateral
  • A oferta de conteúdo é relevante para a audiência
  • Tem-se um menor custo médio para aquisição de clientes
  • Pratica-se o marketing de permissão
  • Venda por interesse

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Veja bem, uma metodologia não anula a outra. Cada qual traz resultados através de suas particularidades. O ideal é que se faça o uso combinado para potencializar o retorno.

Se você tem uma loja física, porque não montar um e-commerce e trabalhar com uma nova lista de e-mails oferecendo cupons de desconto? Eventos também são ótimas alternativas para misturar os ambientes online e off-line. Aqui na EagleX temos um case de sucesso de um cliente que trabalha com eventos pelo interior de São Paulo e aliou o inbound marketing à sua estratégia tradicional. Resultados? Muitos mais leads (potenciais clientes) e relacionamento consistente!

E sua empresa, quais estratégias tem utilizado? Você tem respeitado o novo consumidor e a nova forma de se consumir conteúdo? Espero que sim! Se tem dúvidas de como o inbound marketing pode trazer mais resultados para a sua empresa, deixe um comentário abaixo.