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Consultoria de Marketing: o que é e como contratar

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Será que você precisa de uma consultoria de marketing? Se você é dono de uma empresa ou profissional de marketing em um empreendimento de qualquer setor e chegou até a este artigo deve estar se perguntando se uma consultoria de marketing seria o ideal para resolver seus desafios atuais.

Se você está tendo desafios para gerar leads ou gera muitos leads que não convertem em vendas, está enfrentando dificuldade para se adaptar às mudanças do mercado ou não consegue identificar os gargalos que impedem a sua operação de atingir os objetivos desejados, este texto é para você!

Vou explicar o que é a consultoria de marketing, como funciona e te dar dicas que ajudarão a contratar este serviço para melhorar o desempenho da sua operação de marketing.

O que é e como funciona a consultoria de marketing?

A consultoria de marketing se faz necessária para orientar a empresa, o setor de marketing ou o empreendedor sobre o que precisa ser realizado para ter bons processos e a operação funcionando adequadamente e gerando resultados. As ações e estratégias ou até mesmo os objetivos podem não estar claros e o consultor irá ajudar a estruturar o que for necessário. 

Geralmente as consultorias acontecem por escopo de trabalho, com entregas e períodos pré determinados. Ao final da consultoria de marketing, o gestor e sua equipe devem conseguir resolver o que for necessário com autonomia.

A primeira etapa da consultoria de marketing é a realização de um diagnóstico para entender o atual cenário em que a empresa contratante se encontra e compreender a jornada de compra do cliente desse segmento. Nessa fase será elaborado um histórico de venda e mapeamento das métricas mais relevantes. Nesse momento, é importante identificar quais ações merecem mais atenção ou precisam de alteração.

A partir desse ponto é que serão planejadas as estratégias para solucionar os gargalos encontrados, seja no outbound, no inbound marketing ou na integração desses dois processos. O consultor dará as orientações necessárias para alavancar os resultados da empresa.

Todas as etapas da consultoria de marketing são documentadas para que o cliente possa acompanhar detalhadamente o serviço realizado.

Quais as vantagens da consultoria de marketing?

Agora que você já sabe como funciona uma consultoria, conheça quais são os benefícios de contratá-la para sua empresa:

Aprofundar ou construir uma persona

Um dos segredos para construir uma boa campanha de marketing é conhecer profundamente seu público-alvo. Mas, você sabia que há outra ferramenta que deve ser usada na sua estratégia para fazer uma comunicação mais eficiente? A persona. Trata-se de um perfil, definido com o auxílio de pesquisas, que identifica quem é seu cliente ideal. Através da consultoria, a empresa será capaz de elaborar a persona e direcionar melhor sua comunicação para ela.

Melhora do ROI

O retorno sobre investimento, ou ROI, é uma das principais métricas que tem o objetivo de medir a quantidade de dinheiro que a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos nas ações de marketing.  A consultoria ajuda a empresa a conseguir o crescimento esperado e, por sua vez, a aumentar o índice do ROI. 

O ROI também é importante para que a empresa possa planejar suas metas de forma mais assertiva e para que saiba quais pontos da estratégia precisam de mudanças.

Otimização de recursos

Nem sempre o dono da empresa consegue dar atenção a todos os processos e setores de sua empresa. Da mesma forma, um gestor pode ter dificuldades para identificar os gargalos que sua operação enfrenta para trazer resultados satisfatórios. Por isso, a consultoria de marketing pode ser a melhor solução, pois irá ajudar a reestruturar as ações necessárias, identificar o que está atrapalhando e orientar sobre as soluções ideais. 

Foco em estratégias de comunicação

Investir em comunicação é imprescindível para qualquer empresa ter visibilidade hoje. Ter a estratégia certa e as ações pensadas cuidadosamente é o que pode diferenciar sua empresa da concorrência e ser determinante para o fracasso ou sucesso dessa companhia. Por isso, as consultorias de marketing podem desenhar junto com a empresa qual a melhor solução em comunicação para divulgar a marca, produto ou serviço.

Know-how

Outra grande vantagem de contar com um consultor é que esse profissional dispõe de conhecimento suficiente para trazer soluções personalizadas para cada cliente. Com isso, a consultoria permite que o gestor possa ampliar a compreensão de seu negócio, para que saiba como proceder após o término da consultoria.  

Como contratar?

Se, após ler o conteúdo acima, você chegou à conclusão de que realmente precisa de uma consultoria de marketing, confira abaixo algumas dicas que preparamos para você sobre como fazer essa contratação:

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário abaixo, tem alguma dúvida ou tem desafios na sua operação? Fale com a gente!

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