Como melhorar sua busca no Google

Powered by Rock Convert

Fez uma pesquisa no Google e não encontrou nada muito relevante relacionado ao tema? Calma! O site de busca oferece vários recursos na hora de pesquisar que poucas pessoas conhecem e que podem ajudar a encontrar o conteúdo desejado, bem como outras facilidades como calculadora, conversor de moeda e tipos de arquivos específicos (por exemplo: .mp3, .pdf).

Conheça melhor os recursos que o Google oferece

Nos dias atuais, fazer uma busca no Google é muito fácil e a maioria das pessoas sabem como utilizá-lo de maneira simples, porém o que muita gente não tem conhecimento é a disponibilidade de pequenos “macetes” que tornam ainda mais útil a maior ferramenta de pesquisa de conteúdo web.

Definindo melhor sua busca no GOOGLE

1. Busca exata de frase:

Ao digitar uma frase entre “aspas”, o Google procura por páginas que contenham exatamente a mesma combinação de palavras informada na barra de pesquisa. Esta dica é útil, pois a internet é extremamente abrangente e normalmente ficamos frustrados ao visualizar resultados que contém alguma palavra informada, mas não têm o contexto esperado no site, quando clicamos e acessamos ele. Isto acontece porque ao pesquisarmos sem as aspas, o buscador detecta somente as palavras-chave de maneira separada e dispersa.

2. Ocultar páginas com determinada palavra:

Digite sua pesquisa normalmente, e ponha um hífen (sinal de “menos”) seguido de uma palavra que não seja relevante à pesquisa (ex: Notícias São Paulo -futebol). É muito útil quando a pesquisa tem ambiguidade como neste exemplo (queremos notícias relacionadas à cidade de São Paulo, e não sobre o time de futebol).

3. Pesquisar dentro de um site:

Na barra de pesquisa digite a palavra-chave seguido de “site:” e a url da página. Esta pesquisa mostrará resultados exclusivamente baseados nas páginas do endereço informado. Muitos sites não têm mecanismo de busca e, mais uma vez, o Google é um grande aliado do usuário.

4. Buscar por definição de palavras:

Digite “define:” seguido pela palavra que deseja definir e o Google retornará a definição da mesma, como um dicionário!

5. Calculadora:

Faça operações lógicas simples utilizando os símbolos +, -, *, / (soma, subtração, multiplicação e divisão, respectivamente) e também calcule porcentagens (ex: 10% de 100).

6. Conversor de moeda:

Faça conversões de um valor monetário para outro escrevendo o valor seguido de “in” e o nome da outra moeda.

7. Busca por tipo específico de arquivo:

Se deseja buscar por arquivos de músicas, por exemplo, digite o nome da música seguido de “filetype:” e o tipo de arquivo (mp3). O mesmo vale para buscar textos em PDF, planilhas em excel ou filmes (.avi ou .rmvb)

Lembre-se: quanto mais simples melhor!

Nunca se esqueça de que quanto mais simples e objetiva for sua pesquisa, mais resultados relevantes encontrará. Digite palavras-chaves genéricas e bem selecionadas. Evite mistura de palavras confusas ou frases muito compridas. Seguindo estas dicas você encontrará conteúdos mais facilmente sem ter que revirar 20 páginas de resultados! Se você gostou, o Google tem disponível em sua página muitas outras dicas interessantes: Confira!