Porque escolher o WordPress para o seu blog

Powered by Rock Convert

O WordPress é um poderoso gerenciador de conteúdo de sites e blogs e é uma das plataformas CMS (Content Management Systems) mais utilizadas no Mundo. Inicialmente foi desenvolvido para pessoas com pouco conhecimento em programação, conseguir criar o seu próprio blog, mas com a constante evolução do sistema, hoje pode ser utilizado em sites e até em grandes portais.

Temos varias opções de plataforma para o seu blog como: Joomla, Blogger, Drupal e até mesmo CMS desenvolvidos por Freelancer, mas no momento a melhor plataforma de blogs é sem dúvida o WordPress.

Fácil Utilização

A área de administração do WordPress possui várias funções, conforme a sua necessidade o sistema é auto escalável ,ou seja, pode ser adicionadas novas ferramentas/plugins para o seu projeto se tornar mais robustos. Um blog mais sofisticado é sempre bom ter conhecimentos técnicos que ajudam no desenvolvimento do projeto, mas para iniciantes o básico já te oferece muitas possibilidades tendo um bom template instalado.

Um Blog basicamente se consiste em inserção de notícias ou posts o WordPress possui uma interface agradável, ver imagem abaixo , basta apenas inserir o titulo, texto/conteúdo e a categoria desejada. Simples! Agora é só sair postando as suas notícias.

  1. Inserir Titulo
  2. Escrever o conteúdo. É possível adicionar imagens, vídeos etc. logo acima há opções de formatação para quem utiliza o Word tem um certa semelhança.
  3. Selecionar a categoria. O template pode ser customizado de acordo com as categorias (varia de cada template).
  4. Visualizar. Abre uma página de exemplo para a sua verificação antes de publicar o conteúdo definitivo no site.
  5. Publicar. Basta verificar como ficou no seu site/blog.

motivos-de-wordpress

5 Pontos Fortes do WordPress na escolha para o seu Blog.

1 – Sistema pronto para postar e vários template disponíveis. Por padrão o WordPress já vem instalado um template no estilo Blog, mas na opção “aparência” você pode procurar centenas de template grátis para o seu blog. Se preferir um template customizado a EagleX desenvolve exclusivamente para o seu projeto.

2 – Blog Otimizado. O sistema do WordPress possui uma arquitetura amigável aos buscadores e possui diversos plugins para otimizar o Trabalho de SEO das páginas. Muitos blogueiros iniciam um blog almejando obter rendas, conhecer um pouco sobre otimização de sites e blogs é fundamental para monetizar o seu projeto. Conheça o nosso trabalho desenvolvido para o blog SuperVendedores.

3 – Organização do conteúdo. O sistema ajuda a você organizar os seus Posts e Páginas. Por ser um blog ele mostra os seus posts em ordem cronológica inversa, valorizando sempre novos conteúdos. Nos “menus laterais” podemos optar em organizar os posts por categorias, datas, palavras chaves, etc.. além dos mecanismos de filtros e buscas do WordPress facilitarem a procura dos seus artigos, tanto no sistema administrativo quanto no blog.

4 – Plugins e mais plugins. Apoiada por milhares de desenvolvedores o WordPress é o CMS que mais disponibiliza plugins aos seu usuários, crescimento escalável, conforme as necessidades do seu blog temos plugins das mais diversas funcionalidades desde integração com o Facebook até criação de uma loja virtual. Como citado no número 1 os plugins de SEO são excelentes.

5 – Por ser um CMS Opensourse, ou seja, o WordPress tem o seu código aberto. A comunidade é gigantesca, você encontra muita gente disposta a te ajudar para quaisquer problemas ou necessidades que eventualmente ocorra. Basta procurar no Google e encontrar a solução em sites, blogs, tutoriais, youtube etc.

Como instalar e iniciar o blog

– Versão gratuita: você pode ter uma conta com o subdomínio do WordPress ex. seusite.wordpress.com. Uma desvantagem de utilizar os serviços grátis do WordPress e a falta da possibilidade de instalar novos templates ficando preso aos temas oferecidos gratuitamente. Quem tiver a curiosidade de se aventurar segue o link abaixo:
http://pt-br.wordpress.com/

– Em hospedagens: Várias empresas de hospedagem de sites oferecem o CMS WordPress em seus serviços.

– Por ser um CMS OpenSource é possível enviar o arquivo pelo FTP, configurar através do domínio instalado. Necessário ter um servidor web.

Autor: Douglas Mendes

Diretor de Operações